É fato que dispor de um bom método de correção é importante para qualquer processo de avaliação.

Isso por que ao possuir uma boa ferramenta de avaliação é possível guiar os professores até aqueles alunos que necessitam de mais atenção e assim orientá-los da melhor maneira possível.

Nos dias de hoje, os professores possuem a opção de avaliar seus alunos por meio de 2 métodos: por meio da TCM ou da TRI.

No entanto, você sabe as diferenças e as vantagens entre eles? E qual deve utilizar? Antes de responder essas perguntas, vamos entender um pouco do significado desses dois termos.

O que é TRI?

TRI (Teoria de Resposta ao Item) é um recurso para ajuda às organizações educacionais.

É uma modelagem estatística que foi criada com o objetivo de medir características que não podem ser verificadas de forma direta.

Ela é capaz de analisar as questões que um determinado estudante respondeu de forma correta e dar um peso específico a esses acertos.

A TRI é o método de avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ela não contabiliza apenas o número total de acertos de algum determinado aluno no teste, mas analisa a consistência das respostas dadas por ele.

Isso por que essa teoria considera que porque não é cabível que esses alunos acertem as questões mais difíceis e errem as questões mais fáceis.

Se quiser saber mais sobre isso, leia nosso artigo: “O que é TRI?”

O que é TCM?

É fato: A TCM provavelmente já fez ou ainda faz parte do seu cotidiano. Quer um exemplo? Você se lembra da época em que era aluno e daquelas provas bimestrais que precisava fazer? Pois é, havia um pouco de TCM ali. Como assim?

É um método de correção tradicional, a TCM (Teoria Clássica da Medida) é também conhecida como TCT (Teoria Clássica do Teste).

Essa teoria prega que cada questão tem um valor ou até mesmo um peso diferente de acordo com o grau de dificuldade, além disso, cada item tem sua pontuação independente de outro.

O princípio básico dessa teoria é que, quanto mais acertos, acredita-se que o domínio de conhecimento de que está sendo avaliado é maior.

Na TCM o todo é o mais importante. A principal vantagem da TCM é que ela é simples e eficiente.

Ao construir algum teste, é pensado na prova completa, cada questão feita constrói um agrupamento coeso e que vai contribuir para uma análise do domínio do conhecimento de quem realiza o teste.

TRI X TCM

TRITCM
Itens avaliados conjuntamenteCada item equivale a uma pontuação, independente de outro.
As questões são divididas em níveis de dificuldade previamente definidos e testados.Cada questão tem um valor e um nível diferente.Cada questão possui um valor distinto. Podendo possuir ou não valores iguais. Na prova, a soma desses valores resulta na pontuação máxima.
Não contabiliza apenas o número de acertos do aluno, o desempenho dele é calculado de acordo com o nível de dificuldade de cada questão. Importa o nível de dificuldade das questões e não quantas questões o aluno acertou.A pontuação não depende das questões entre si. Se um aluno acertou uma questão, ele irá receber a pontuação completa por aquele acerto.

As questões mais fáceis têm valores menores e consequentemente, as questões mais difíceis, valores maiores. Espera-se que aquele aluno que respondeu corretamente questões difíceis também vai conseguir responder as questões mais fáceis sobre aquele determinado assunto. Caso isso não aconteça, pressupõe-se que o aluno “chutou” a questão e devido a isso, será penalizado.

Nesse caso, não é possível distinguir quais questões foram acertadas por sorte e quais questões foram acertadas por mérito.Em razão disso, um aluno que tenha “chutado” determinada questão, irá receber a mesma pontuação de um aluno que sabia a questão.

 

Complexa, traz um diagnostico profundo e individualista.Simples, fácil de corrigir.

Softwares auxiliares

Em ambas as teorias é possível utilizar bons softwares de correção automática que ajudam a agilizar o trabalho dos professores, diminuir a quantidade de erros contidos nas correções e garantir um bom diagnostico de desempenho dos alunos.

A automatização da correção de provas é uma importante ferramenta aliada do professor e da coordenação. Essa tarefa pode ser realizada por meio de recursos tecnológicos e está cada vez mais presente em diversos setores.

Como já mencionado, um dos softwares mais conhecidos da atualidade que auxiliam na correção de provas é o KaptureAll. Essa ferramenta corrige provas tanto pelo TRI quanto pelo método clássico, TCM.

Um dos recursos oferecidos é o EasyTeste , que auxilia as organizações no ramo da educação nos seus processos de correção.

Se desejar saber mais sobre esse  assunto, leia nosso artigo: “Correção de provas – Tudo o que você precisa saber”.

Recursos como este, oferecem um diagnostico completo e geral do que a sua empresa precisa, ajudando assim a economizar tempo e prezar pela eficiência.

Qual escolher?

A resposta é simples e objetiva: depende da sua necessidade. Depois de uma correta avaliação do que a sua empresa de fato precisa, é que você poderá tomar uma decisão.

Uma teoria pode ser mais adequada do que a outra,  portanto escolha a opção que mais se adequa ao seu negócio.

Ambas as teorias podem, à sua maneira, ser recursos importantes para o desenvolvimento dos estudantes e para a estratégia de gestão de escolas e dos professores.

Mas, não se desespere! Contrate um prestador de serviço que possa disponibilizar essa ferramenta.  Ele têm a competência para implementar uma solução completa para a correção de provas e avaliações.

Utilizar a TRI e a TCM não precisa ser difícil. Conte com a ajuda da edocx. Nossa equipe está preparada para atendê-lo e mostrar da melhor forma possível como você pode se beneficiar de um processo rápido e eficaz na hora da correção das provas.

Não se prenda mais a processos lentos. A solução está mais próxima do que você imagina. A partir de agora, você pode transformar resultados e gráficos em alunos preparados, em professores competentes e colocar a sua organização nas primeiras posições do mercado.

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